Carnaval e Açores!


Este post irá falar de alguns costumes açorianos (mais propriamente ilha de são Miguel) na altura do carnaval.

Em geral, arrisco-me dizer, que Açores (na sua totalidade) comemora muito a época de Carnaval. Cada ilha com o seu costume e tradição.

Em São Miguel existem três costumes mais marcantes (ou pelo menos para mim):

Na altura do Carnaval é comum fazer-se Malassadas. E o que são Malassadas? De forma a entenderem melhor, é semelhante aos sonhos aqui do Continente. Contudo, talvez por ser da minha ilha, sou muito mais apreciadora das Malassadas. Aquele gostinho a limão (há quem carregue mais no sabor limão do que outros) hmmm delicioso. Gosto delas acabadinhas de fazer, estaladiças e fresquinhas, mas também gosto delas dias depois de estarem feitas, estão durinhas e com açúcar meio derretido! (mais valia dizer que gostas delas de qualquer forma…) eheheh… 





 
Por falar em Malassadas, fala-se claro de, festa (em toda a festa à sempre comidinha…)! Quero com isto dizer, nós lá não temos um corso carnavalesco (espero não estar a mentir!), mas se há algo que caracteriza a festa açoriana no carnaval é o Baile de Gala, protagonizada pelo Coliseu Micaelense (o mais conhecido). Estes bailes movem inúmeras pessoas, desde jovens, mocinhos, a pessoas com idades dos nossos pais. Os senhores com o seu belo Smoking e as ladys com os seus belos vestidos. Há quem faça vestidos por encomenda, que desenhe o vestido para levar para o baile (sabem que as mulheres têm aquele drama da mesma roupa/mesmo vestido..), ou há quem recorra a lojas ditas normais (como eu) ou até quem faça aplicações adicionais a vestidos já têm algum tempo (como eu). Porque as meninas/senhoras sabem que não podem errar em nada, pois andará mirones a falar/apreciar o seu vestido. Como ainda há que tirar fotografias para aparecer nas revistas, claro! (impensável ter o mesmo vestido que outra!) Eheheh… O típico de gajas! Folia e música ao longo da noite é o que não falta neste baile, há sempre música ao vivo típica carnavalesca, como também um pouco 80’s, não faltando claro, a abertura da pista com uma adorada…valsa! (acho que nunca apanhei a abertura da pista…).
O coliseu promove 3 bailes (mais uma vez se não estou em erro, já não passo lá um carnaval algum tempo!), sendo um na Sexta-Feira diria que é um dia de baile calmo, onde a faixa etária é maior, mas animação está lá há mesma; Outro baile no Sábado, mas de máscara (com direito a concurso) e por fim, o baile em que vai mais gente, o de Segunda-Feira! Único conveniente que aponto para este baile é por estar demasiado cheio, onde por vezes não conseguimos chegar à pista (ou chegamos mas após derramarem muita bebida em cima e umas 500 pisadelas nos pés, como dizemos nos açores, trincadelas nos pés!), por essa razão, muitas das vezes dançamos nos corredores dos camarotes. Mas mesmo assim não deixamos de apreciar e divertirmo-nos afinal, é carnaval e ninguém leva a mal!
Porque falei das Malassadas antes deste ponto? Para os bailes de carnaval, é comum levar-se um farnel (ou pelo menos as pessoas que possuem um bilhete que permitem isso). Uma cesta com comida e bebida para a noite toda, algumas são enfeitadas a rigor, outras simples (como as que levava). E dado que as Malassadas são comuns nesta época, claro que elas também vão dar um pezinho de dança ao Coliseu eheheh. De alguns “portugueses” que conheço que já experimentaram estas festas, gostaram imenso por serem diferentes e por vivermos a festa até às 9h da manhã! (A festa nunca poderá acabar antes das 9h! Temos que ser expulsos, melhor, ser convidados a sair, pelos seguranças da sala de espectáculo. E depois claro, uma paragem no café mais próximo que estiver aberto para tomarmos o pequeno-almoço)





Por fim, (eu sei que isso está longo) última tradição que identifico mais típica é a nossa Batalha das Limas. Mais uma vez não sei se ainda é comum fazer-se, mas acredito que sim. Em que consiste esta batalha? Ora muito bem, estão a ver balões de águas? E sacos de plásticos com água lá dentro? E Limas? (não, não são as limas que se fazem as caipirinhas… não são essas eheh) Ora bem, limas são bolas ocas feitas em formas específicas. Estas formas são feitas a partir do material que se faz as velas, derretendo. No interior enche-se com água. 
A preparação desta “batalha” tem que ser feita com alguma antecedência (como vêem limas dá trabalho), para que no dia – Terça-Feira de Carnaval – as equipas se sintam preparadas. Normalmente, costuma haver várias equipas, ambas estão em cima de enormes camiões e cada uma com uma cor diferente (para se diferenciarem). A avenida Marginal é o palco para esta Batalha das Limas, entre os camiões e, os corajosos, que se encontram no passeio da avenida Marginal. Não há triunfantes, não há quem perca, há sobretudo quem se divirta e quem mantenha essa tradição ainda viva!
Eu nunca participei, primeiro a minha mãe nunca deixou, segundo não quero imaginar a dor de levar com uma Lima no body. Embora, e esqueci de referir isso, quem participa nesta batalha tem que estar devidamente equipado para não saírem magoados. Contudo, há sempre heróis malucos na história eheheh
E o que tem Malassadas, Baile e Batalha em comum? Ora sendo a Batalha terça-feira, isso significa o quê? Vais para o baile até de manhã, depois acordas e comes umas belas Malassadas e estás pronto para a Batalha das Limas! Eheheh



2 comentários:

  1. Essa coisa das malassadas, parecem-me as farturas no alentejo! kakakakaka xD

    ResponderEliminar
  2. Porra, vcs fazem farturas dessa forma? lol Se teu pai ainda fala de eu comer fartura no dia da queima (convém dizer que foi por força maior!), imagina se fosse uma do tamanho das malassadas lol ...

    ResponderEliminar