Today is Friday Photograpfy




  

 
Já nem sei como, nem quando, nem o porquê desta minha enorme paixão pela fotografia. Gosto de fotografia desde que...me conheço? Provavelmente.
Quando digo "gosto de fotografia" não me refiro apenas ao acto de fotografar, também é, mas não só. Gosto de ver, apreciar e analisar fotografias. Gosto de pensar e saber qual foi o motivo que levou aquela pessoa tirar aquela fotografia. O que sentiu? O que quer transmitir? Porque tirou? Gosto de ver o contexto, o conjunto, ou as expressões das pessoas, o momento.. Porque não colocar-me naquele momento também? Gosto.
Gosto de tirar fotografias. Gosto de registar quer que seja o momento, ora um abraço, ora uma festa de amigas, ora uma pequena folha perdida no meio da natureza, ora o azul perdido no enorme oceano, ora um por de sol alaranjado, ora um beijo ora...ora...Resumindo por todas as razões! Gosto de olhar para as fotografias que tiro e soltar as minhas emoções... Sorrio porque me traz recordações felizes, ou sorrio porque foi numa situação super caricata; fico triste porque aquele momento não volta mais, triste porque aquela pessoa já não está presente neste mundo.
Como costumo dizer, fotografia é contar uma história.

Meus pais têm uma relíquia de câmara fotografia analógica, super mega hiper antiga, dos tempos ainda quando estavam no outro país. Por várias vezes pensaram em colocar para lixo, mas sempre defendi a câmara. Recordo-me de pegar na câmara e começar a disparar pela casa toda, é bem verdade que não estava a tirar fotografias, mas no meu interior era como se estivesse. E eu ali com aquela relíquia toda feliz e contente! eheheh... Aplicando nos dias de hoje diria que é uma máquina Vintage.

Nunca tive material todo "xpto" fotográfico, já peguei em alguns e disparei algumas vezes. Mas penso para comigo própria, que nos dias de hoje, e com a evolução da tecnologia: de analógico para o digital, dando-nos oportunidade de escolhermos e eliminarmos as fotografias que queremos ou não queremos, qualquer um consegue ser bom fotógrafo. Mas para mim um bom fotógrafo é aquele que consegue um bom "shoot" com qualquer recurso, desde da máquina instantânea, às medianas até às tais "xpto".

Afinal não é qualidade da fotografia (ok, também é, mas é secundário) o mais importante. Mas sim o que ela consegue transmitir.

Sem comentários:

Enviar um comentário