Feliz Dia das Amigas

Ora portanto, se não somos um povo que gosta de festas, então não sei o que pensar.

Nos Açores as 4 quintas-feiras antecedentes ao Carnaval são dias de festa (veem?). Sendo que a 1º quinta-feira é dedicada aos amigos (Dia dos Amigos), a 2º quinta-feira diz respeito às amigas (Dia das Amigas), a 3º quinta-feira aos compadres (Dia dos Compadres) e por último, a 4º quinta-feira é dedicado às comadres (Dia das Comadres). E depois o que temos? Carnaval (mais festa!). Ah convém referir que nós gostamos, brincamos e gozamos muito o Carnaval, portanto, por norma, não é só um dia de festa, acaba por ser sempre 2 ou 3 dias (Sexta-feira, Sábado e Segunda para Terça-Feira de Carnaval) … (estão a ver porque digo que nós gostamos de festas?)

Bom, e hoje é dia das amigas! Como tal, desejo um dia Feliz de amigas

Como surgiu a tradição? Da pequena pesquisa que fiz (pelo menos era comum em muitas fontes), esta tradição nasceu nas várias freguesias de cada ilha do Arquipélago dos Açores as pessoas reuniam-se às quintas-feiras, conhecidas como noites de serões, para escolher o trigo e outros cereais que seriam utilizados nas comemorações do Espírito Santo. Durante a noite eram declamadas poesias e cantigas que exaltavam a amizade. 

Claro que com o passar dos anos, apesar de a tradição manter-se, a forma de comemoração foi evoluindo e adaptando-se à sociedade dos dias de hoje. 

A cidade fica repleta de mulheressss e é a loucura (acreditem!). Na brincadeira, costumamos dizer que é o dia das Senhoras casadas soltarem a franga eheheh.
Costuma-se combinar ou almoço ou jantar com as nossas amigas, os Restaurantes esgotam rapidamente e alguns apresentam um menu especial para este dia. Como referi em cima, é um dia que antecede o Carnaval, e como tal, há grupos de combinam entre si e vão mascaradas. Os bares também apresentam muiitaaaaaaaaa animação (é a parte que menos aprecio no dia!) para além de estar enfeitado com prilim-pins-pins, por norma há sempre Stip masculino. Eu como não sou apreciadora de strip masculino, nunca fui para uma discoteca ou pub/bar porque já sei o que reserva, mas há quem faça questão de ver e apreciar e aí sim, MULHERADA ENTRA EM LOUCURA …. Acreditem em mim: Estão a ver aquelas mulheres que Gritam, puxam os cabelos, agarram, apalpam o moiçolo? É tal e qual! Agora imaginam senhoras de 40 e tais anos a comportarem-se assim ahahah… é de rir! Sei disso porque passa sempre nos telejornais, logo, eu e todos açorianos vemos quem anda ali na loucura “óhhhhhhhhhh mãe, estás na televisão a…gritar?…pró stripper?....MAE? O que é aquilo?” (não deve ser uma boa visão).

Concluindo, o que queremos é FESTA (com ou sem stripper)! Portanto, VIVA À AMIZADE. Feliz dia das AMIGAS.




Sem comentários:

Enviar um comentário