Onde é que vamos parar mesmo?



Ontem estive a ver uma reportagem num telejornal de um canal qualquer cujo qual não me recordo, e o assunto era: As remessas que os emigrantes estão a enviar estão a aumentar. Nesta reportagem houve uma senhora nos seus 50 e qualquer coisa anos, após ter sido despedida, tinha-se mudado para Bélgica deixando família atrás (marido, filhos, provavelmente netos, amigos). A senhora chorou quando falou da sua família. A senhora chorou quando disse que o seu país a rejeitara. Confesso que fiquei com pena da senhora.

Uma coisa é um jovem ou casal jovem que emigra (e faz muito bem!), porque ambos não têm grandes responsabilidades. É verdade que deixar família e amigos para trás custa e muito, mas também é verdade que a adaptação de um jovem pode ser muito melhor do que uma Senhora de 50 e tal anos com uma vida quase completa no seu país.
Por vezes coloco-me a pensar “Mas para onde é caminhamos neste país?”. Então depois de ler esta notícia, preocupa-me tudo e mais alguma coisa. 

Cada dia que passa tenho mais a sensação de que ando a perder tempo, ando a perder vida neste país. Por isso, por tudo o que se passa, e vai se passar neste país (claro que isso tudo vai piorar ainda mais!), e que nada será simpático para nós, quero e muito sair deste país. Que me desculpem, mas não tenho sentimento nenhum de patriotismo, de ficar cá, de acreditar que ainda é possível viver neste país, infelizmente não tenho esse sentimento porque o Governo não quer saber dele para nada. 



2 comentários:

  1. Compreendo bem a tua revolta.
    Fui obrigada a abandonar o nosso lindo Portugal pois também não me deram a oportunidade que procurava.
    Mas sabíamos bem que algum dia isto iria acontecer! Algum dia, alguém teria de pagar pelos anos que Portugal se deu ao luxo de viver acima das possibilidades! De usar fundos europeus para comprar votos eleitorais em vez de serem bem investidos no desenvolvimento da Economia...

    A torneira fechou e agora o que temos é uma estrutura extremamente pesada para sustentar mas sem a receita necessária para tal!

    Cumps

    ResponderEliminar
  2. Caminhamos para um buraco sem fundo. E eu, com a profissão que quero ter, provavelmente nem terei emprego, e de que me vale gastar 1000€ em propinas durante 4 anos (+ casa, + alimentação, + transportes) , a estudar o sistema educativo português, se provavelmente o meu país não vai ter crianças necessárias daqui a 10/20 anos, e eu terei de abandonar o nosso Portugal.

    Novos, Jovens, Velhos... temos todos um futuro incerto.

    xoxo <3

    Free Girl

    ResponderEliminar