Tanto alarido, tanto alarido que já enjoa!


Tudo que é estação televisiva lembraram-se que existem Praxes. Agora somos bombardeados diariamente com diversas reportagens sobre o assunto. E tudo por causa de um infelizmente acidente que até ao momento não se sabe se foi realmente praxe ou se pura e simplesmente inconsciência do perigo (estava alerta laranja naquele dia para a zona costeira). Além de que há que distinguir praxes na faculdade (época de praxe/ recepção aos novos alunos) e praxe fora dela, o que para mim é daquelas coisas sem sentido nenhum. Mas ok! 


(confesso que só vi uma reportagem do inicio até ao fim, até porque a minha faculdade estava lá e havia risco desta moça aparecer ahahah)


Eu fui praxada e praxei.


Adorei ser praxada, foi-me transmitido bons valores, sobretudo, união e espírito de equipa. Fiz amizade que sei que são para a vida toda, não sei se foi por causa da praxe, mas sem dúvida que ajudou. Não senti em momento algum abusos por parte de alguém, e se havia algo que não queria fazer, simplesmente não fiz e nunca houve pressão ou repreendimento por tal. Como também não vi nenhum repreendimento nem enxovalhamento a quem disse “não quero ser praxada(o).”


Resumindo muito rapidamente, a minha semana de praxes: foram dias loucos. Fiquei afónica, fiquei doente, rebolei até mais não, mas no final todos tinham o mesmo sentimento: Estávamos felizes! E é por isso que hoje quando falamos nisso é a palavra “Saudade” que mais dizemos, porque a recepção a aqueles novos alunos (nós) foi tão boa que fez com que aquela semana (temida por alguns) fosse memorável. 


Quando chegou a altura de praxar, para mim, já não teve tanta piada e é muito mais cansativo do que ser praxada. Mas tentamos transmitir todos aqueles valores que tivemos aos novos alunos. No geral, penso que conseguimos, mas a ideia formada que tenho é que a tua equipa de trabalho influencia e muito para tal (nos 2 anos de comissão tive equipas diferentes, e senti isso)


BOM essa lenga-lenga toda para dizer o quê? 

Há praxes e praxes. Se as praxes são boas para integrar as pessoas? São. Se devem ser abusivas e conter violência? De maneira nenhuma. Se devem ser proibidas? Na minha opinião, não.

1 comentário:

  1. Olha, eu cá já nem sei o que pensar.
    A verdade é que já enjoa ver tanta notícia, tanta especulação sobre o mesmo.
    Houve uma altura que era Meco menino da Madeira, menino da Madeira Meco. OMG!!! Eu cá acho que as televisões engordam com estas notícias e massacram-nos até mais não.

    ResponderEliminar