Um hamburguer diferente

Como o aGónis diz "tudo que soa diferente, tu gostas". É um facto, tudo que soa diferente, eu quero experimentar. Desta forma, esta semana fiz uma estreia na cozinha:
Hambúrguer de Grão de Bico. Isso aí mesmo, grão de bico.
Tinha visto a receita algures por aí, pareceu-me muito bem e sobretudo, uma boa alternativa para os almoços (para além muito nutricional). Haja criatividade para os almoço que trago sempre para o trabalho, que acaba ser sempre quase o mesmo. Nada contra, mas variar também é bom.

Ignorem o erro que está na foto "hambuguer". Provavelmente quando fiz a montagem devia estar com fome ahahah



Bom, na 1º imagem está a mistura, na 2º na frigideira anti-aderente e na 3º prontas para comer.

Qual é a receita? Grão de bico, cebola picada, alho picado, cenoura ralada, courgette ralada, aveia, sal, pimenta, noz moscada, pão ralado e ervas aromáticas (se for preciso depois coloco a receita aqui que não sei ao certo as quantidades). Tem que ir ao frigorífico 15 minutinhos para ganhar consistência e depois é só moldar a mistura. Mais tarde lembrei-me que podia ter colocado aipo (eu gosto do sabor). Mas também já vi algures por aí a mesma receita e com lentinhas (será a minha próxima jogada).

Conclusão? Gostei imenso do resultado. É uma receita para ter sempre por perto e fazer mais vezes. Uma excelente opção para variar, e agora com o bom tempo em que já apetece comidas mais leves, também é uma boa sugestão. Segundo a receita, um bom molho a acompanhar a hambúrguer é o de iogurte. Por acaso, naquele dia não fiz porque (estranhamente) não tinha iogurte natural em casa, mas na próxima não falha.

O que se sabe do grão-de-bico?
Trata-se de um ingrediente proveniente do Oriente e Médio Oriente e é rico em muitos nutrientes, tais como:
» em fibras solúveis e insolúveis;
» óptima forma de obter proteína vegetal, e se for conjugada com um cereal (neste caso aveia), torna o prato muito proteico;
» excelente fonte de magnésio e ferro;
» por ser um vegetal com baixo índice de glicémico, ajuda a estabelizar o açúcar no sangue e a pessoa sente-se saciada por mais tempo;
» por conter triptófano (aminoácido), ajuda a melhorar a qualidade do sono, o humo e o sentimento de bem-estar (através da formação de serotina);

4 comentários:

  1. Hum...tenho de experimentar esses hambuguer ah ah!
    O que achaste do sabor?

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei do sabor. Não achei um prato sem graça. Para além das ervas aromáticas, ou até do aipo, o pão ralado é feito em casa com salsa e alho, o que dá logo outro sabor tb a hamburguer :)

    ResponderEliminar
  3. Gostei da sugestão, acho que já tinha visto algures por aí...

    ResponderEliminar
  4. Ja fiz uma vez, aprovo!! :)

    ResponderEliminar